O jornalista e ativista Vinícius Vieira Soares foi homenageado com o título de Colaborador Emérito da 23ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro durante solenidade realizada na manhã da última sexta-feira (11), no Hotel de Trânsito/Círculo Militar, na Vila Castelo Branco, em Marabá. A cerimônia marcou os 49 anos da unidade militar e reuniu autoridades civis e militares, representantes de diversos setores da sociedade e integrantes da imprensa regional.

Vinícius Soares foi agraciado em reconhecimento à sua contribuição como jornalista em diversos veículos de comunicação da região e também por sua atuação como conselheiro de direitos da Criança e do Adolescente, presidente da ONG Atitude LGBT+ de Marabá e delegado nacional de políticas para a população LGBT+. O título destacou sua relevância tanto na divulgação de informações sobre a Brigada quanto na promoção dos direitos humanos, com foco em pautas de inclusão, respeito à diversidade e o fortalecimento do vínculo entre a sociedade civil e as instituições públicas.

Com 23 anos, ele se tornou a pessoa mais jovem a receber a honraria, o que simboliza o reconhecimento da Brigada ao papel da juventude engajada em ações voltadas ao bem coletivo, tanto por meio da comunicação quanto de movimentos sociais. Além do diploma, o homenageado recebeu uma medalha comemorativa com o selo da Brigada, conhecida como moeda desafio, e um bóton distintivo.
A cerimônia contou com a presença do general-de-brigada Eduardo da Veiga Cabral, comandante da 23ª Brigada, que destacou a importância da integração entre o Exército e os diversos segmentos da sociedade civil. O evento teve ainda a participação de representantes do poder público, empresários, líderes religiosos e militares de diversas organizações subordinadas ao Comando Militar do Norte.

A Brigada de Infantaria de Selva, criada em 9 de junho de 1976, é considerada a mais completa da América Latina e tem atuação em mais de um milhão de quilômetros quadrados, abrangendo 145 municípios do Pará, Maranhão e norte do Tocantins. Com sede em Marabá, a unidade mantém quartéis e bases em cidades estratégicas da região amazônica e cumpre a missão de proteger infraestruturas críticas, como hidrelétricas, ferrovias e rodovias.
Durante o evento, 70 personalidades foram homenageadas. Entre os nomes, estavam o secretário regional do Governo do Pará, João Chamon Neto, o Monsenhor Ronaldo, vigário-geral da Igreja Católica, o juiz federal Marcelo Honorato, entre outros representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Todos receberam as insígnias que simbolizam o reconhecimento pela parceria com a Brigada em ações de interesse público.

A solenidade também marcou o lançamento do calendário oficial de atividades que irão celebrar os 50 anos da unidade, a serem comemorados em 2026. Estão previstas uma corrida comemorativa, o lançamento de um selo postal, a publicação de uma obra histórica sobre a Brigada e uma nova edição da entrega do título de Colaborador Emérito.
A honraria entregue a Vinícius Soares reforça a valorização de profissionais da imprensa e de lideranças comunitárias que atuam na construção de pontes entre instituições públicas e a sociedade.
A presença de lideranças com esse perfil entre os homenageados também sinaliza um movimento de abertura e diálogo por parte das Forças Armadas com setores diversos da sociedade civil, reconhecendo a importância da pluralidade de vozes na promoção da cidadania e da democracia. Reportagem Portal Curupira Marabá. Informações Portal Debate