A Prefeitura de Marabá ainda não iniciou a realização de cirurgias eletivas em 2025, deixando aproximadamente 8 mil pacientes aguardando procedimentos. Durante esse período, alguns casos podem ter evoluído para situações de urgência ou emergência.
Para tratar do tema, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoverá reunião nesta quinta-feira (25), às 14h, na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Marabá (CMM). Estão convocados representantes do Ministério Público, da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de clínicas particulares interessadas em prestar o serviço à prefeitura.
O vice-presidente do CMS, Diorgio Santos, afirmou que a condução da reunião não é uma atribuição do Conselho, mas se tornou necessária diante da proposta inicial apresentada pelo município, considerada inviável. A proposta previa pagamento de valores superiores a 600% da Tabela SUS para uma única clínica realizar todos os procedimentos.
Segundo Diorgio, outras clínicas foram contatadas e deverão apresentar orçamentos durante a reunião, com o objetivo de viabilizar a execução das cirurgias eletivas de forma mais adequada e segura para os pacientes.