Uma pesquisa realizada entre os dias 1º e 8 de outubro avaliou as intenções de voto dos paraenses para a disputa ao cargo de senador em 2026. O levantamento mostra o governador Helder Barbalho (MDB) na liderança isolada em todos os cenários testados.


No primeiro cenário, Helder aparece com 37% das intenções de voto, seguido por Éder Mauro (16%), Celso Sabino (15%), atual ministro do Turismo, e Paulo Rocha (10%), senador petista que encerrará o mandato no próximo ano. Em seguida vêm Chicão (5%), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); Zequinha Marinho (4%), que tentará a reeleição; Joaquim Passarinho (4%) e o ex-senador Mário Couto (2%).
Os que disseram votar em branco ou nulo somam 4%, enquanto 3% afirmaram não saber ainda em quem votar.

No segundo cenário testado, sem a presença de alguns nomes, Helder Barbalho mantém e amplia sua vantagem, alcançando 39% das intenções de voto. Em seguida aparecem Celso Sabino (20%), Zequinha Marinho (10%), Mário Couto (7%) e Chicão (6%). Nesse cenário, 10% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, e 8% ainda não decidiram.
Metodologia
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas online, com 1.200 participantes válidos. O levantamento utilizou ajuste amostral (rake) para representar o perfil do eleitorado paraense, considerando sexo, idade e escolaridade. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.