Polícia Civil cumpre mandados em Marabá contra grupo que desviou mais de R$ 800 mil de terceirizada da Petrobras

9 set

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta terça-feira (9) a operação “Specchio”, contra um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e de indisponibilidade de bens em Marabá (PA), Açailândia (MA) e Porto Seguro (BA).

Segundo as investigações, os suspeitos usaram documentos falsos, manipulação digital de imagens (deepfake) e contatos fraudulentos para abrir contas bancárias em nome de um empresário gaúcho, prestador de serviços da Petrobras.

O grupo desviou R$ 828,8 mil que seriam destinados à empresa da vítima. O valor foi transferido para uma conta em Santa Catarina e, no mesmo dia, pulverizado em dezenas de transações via PIX para pessoas físicas, jurídicas e empresas de fachada em diversos estados.

Ao menos sete integrantes foram identificados com funções distintas no esquema, desde a falsificação de documentos até a ocultação de valores. A operação contou com apoio das Polícias Civis da Bahia, Maranhão e Pará, visando a recuperar o montante desviado e desarticular o grupo.