Toni Cunha barra projeto que ampliaria acesso de estudantes pobres ao ensino superior

2 out

O prefeito de Marabá, Toni Cunha (PL), impediu a criação de cursinhos pré-vestibulares gratuitos destinados a estudantes de baixa renda do município. A proposta, apresentada pelo vereador Ubirajara Sompré, buscava atender jovens da rede pública de ensino e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ampliando o acesso ao ensino superior.

Na decisão, o prefeito alegou que o projeto não apresentou estimativa de impacto orçamentário e financeiro, além de gerar aumento de despesas sem fonte de custeio definida. “Dessa maneira, impõe-se o veto total ao Projeto”, escreveu no despacho.

O argumento, no entanto, levanta questionamentos, já que outras despesas da gestão, como os shows realizados no aniversário de Marabá, também não constavam no Plano Anual de Contratações (PAC) e foram executadas. Para críticos, a negativa representa a perda de uma oportunidade importante para reduzir desigualdades e oferecer chances reais a estudantes que não podem pagar por cursinhos particulares. Blog Marabá & Fatos