O Ministério Público do Estado do Pará instaurou um inquérito civil para apurar supostas irregularidades em contratos firmados entre a Prefeitura de Marabá e duas empresas da construção civil, entre elas a D Franco Construções, de propriedade do empresário Daniel Franco. A apuração também envolve a empresa Engecol – Engenharia Correa Lima Leite Ltda.

A investigação, formalizada por meio da Portaria nº 35/2025 e publicada esta semana no Diário Oficial, foi instaurada pela promotora Aline Tavares Moreira e tramita no âmbito da Promotoria de Defesa da Probidade Administrativa e Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social de Marabá. O procedimento está registrado sob o número 06.2025.00000510-1.
De acordo com o Ministério Público, há indícios de ilegalidades nos contratos que podem configurar atos de improbidade administrativa. A Prefeitura de Marabá também é alvo da apuração, diante da suspeita de possíveis danos ao erário e violações aos princípios da administração pública.
A Prefeitura de Marabá e as empresas investigadas serão notificadas para apresentar esclarecimentos durante a tramitação do inquérito. O caso tem repercussão estadual e será acompanhado por órgãos de controle e fiscalização.
Em publicação nas redes sociais, o atual prefeito Toni Cunha (PL) afirmou que a investigação se refere ao governo passado e que processará jornalistas que vinculem sua gestão à ação do Ministério Público. A reportagem do Portal Curupira Marabá não conseguiu contato com o empresário Daniel Franco para ouvir sua versão dos fatos, mas o espaço seguirá aberto para manifestação futura.