Faleceu nesta terça-feira (5) Maria das Dores Oliveira Lopes Cruz, conhecida como Maria do Herval, mãe de Mancipor Lopes, diretor-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Marabá, que divulgou nota de pesar em nome da gestão municipal.

Natural de Espinosa, Minas Gerais, Maria do Herval nasceu em 4 de março de 1951 e chegou a Marabá em abril de 1968, acompanhada do esposo, Herval Oliveira Lopes. Atuou em diversas áreas ao longo da vida, incluindo empreendimentos como açougue, loja de presentes, churrascaria e restaurante, além de ter trabalhado na administração da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e no grupo cultural Só da Terra.
Também exerceu atividades como enfermeira e servidora pública, com passagens pela Câmara Municipal, Hospital Municipal de Marabá, Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) e no setor administrativo da Maragusa.
Maria do Herval deixa sete filhos: Ana Maria Lopes Miranda, Mancipor Oliveira Lopes, Isabela Oliveira Lopes, Jussiara Oliveira Lopes Cruz, Jussinara Oliveira Lopes Cruz, Ana Júlia Oliveira Lopes Cruz e Ana Luíza Oliveira Lopes Cruz.