DMTU promove Semana de Doação de Sangue em Marabá

27 maio

Teve início na manhã desta segunda-feira, 26, a Semana de Doação de Sangue, promovida pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) com o objetivo de incentivar a solidariedade e a conscientização sobre a valorização da vida.

O consultor de vendas, Anderson Lima, compareceu ao Hemocentro de Marabá para doar sangue pela primeira vez sensibilizado pelas ações da Campanha Maio Amarelo realizadas na Revemar Motocenter, onde ele trabalha.

Consultor de vendas Anderson Lima, doador de sangue pela primeira vez

Outra parceria foi com o Insanos Motoclube, que também levou doadores nesse primeiro dia da ação. Segundo Lorran Santos, coordenador de Ações Sociais do grupo, o Motoclube sempre participa das ações de sensibilização do Movimento Maio Amarelo.

Lorran Santos, coordenador de Ações Sociais do Insanos Motoclube

As ações do movimento Maio Amarelo estão em desenvolvimento desde o dia 4 de maio e a Coordenação de Educação para o Trânsito do DMTU realizará palestras e blitz educativa ao longo de toda a semana, com o objetivo de alertar para a importância da prudência no trânsito para reduzir acidentes e promover a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.  

Ivan Pinheiro, Coordenador de Educação para o Trânsito

“A gente convida toda a população, trazendo essa sensibilização porque infelizmente, pode acontecer com qualquer pessoa acabar sendo vítima da imprudência no trânsito, se envolver em colisão por irresponsabilidade humana e precisar de transfusão sanguínea. A gente faz esse trabalho para evitar e a não queremos que isso ocorra, mas sabemos que precisa de muita conscientização. Então, convidamos a todos para virem ao Hemopa fazer sua contribuição”, reforçou Ivan Pinheiro, Coordenador de Educação para o Trânsito.

A programação seguirá até quinta-feira, 29 e para participar basta procurar o Hemocentro de Marabá das 7 às 13 horas, portando documentos pessoais para realizar o cadastro de doador e passar pela triagem.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter acima de 50 quilos, estar bem alimentado, não estar gripado ou com outras viroses, ter dormido bem e não ingerir bebida alcoólica na véspera da doação, além de evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Para menores de idade é importante ter em mãos a autorização impressa dos pais ou responsáveis legais.

Publicidade