Desvio altera acesso à ponte rodoferroviária a partir de 3 de agosto

21 jul

A partir do dia 3 de agosto, motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres que acessam a ponte rodoferroviária pelo núcleo São Félix passarão a utilizar um desvio provisório à direita da via atual. A mudança, que será temporária, é necessária para viabilizar a construção de uma passagem inferior — uma espécie de minitúnel — que conectará o núcleo à nova ponte rodoviária em implantação pela Vale.

O trecho já está sinalizado e o desvio permanecerá em uso até a conclusão da passagem inferior e a recomposição da alça existente, cuja entrega está prevista para junho de 2026. Do lado da Nova Marabá, o acesso à ponte rodoferroviária seguirá inalterado durante todo o período da intervenção.

A alteração faz parte das obras do projeto de duplicação do sistema de travessia sobre o Rio Tocantins, que inclui a construção de duas novas pontes paralelas à atual: uma exclusivamente rodoviária e outra apenas para a ferrovia. Ambas terão extensão de 2,3 quilômetros.

As novas pontes integram a estratégia de ampliação da capacidade logística da região, com impacto direto na mobilidade urbana, no escoamento de cargas e na chegada de insumos ao sudeste do Pará. A expectativa é que, a partir de 2027, o novo conjunto melhore o transporte de pessoas e de produtos como minério, soja e combustíveis pela Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Iniciada em 2022, a obra já apresenta avanços visíveis. No lado de São Félix, 17 módulos foram empurrados sobre os pilares das novas estruturas. Na margem da Nova Marabá, cinco segmentos da ponte rodoviária já foram lançados. O empreendimento atualmente emprega cerca de 2.500 trabalhadores, com predominância de mão de obra local. A conclusão total do projeto está prevista para 2027. 

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