Na sessão desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Marabá (CMM) adiou a votação do relatório da comissão processante que indicava o arquivamento das denúncias contra o prefeito Toni Cunha Sá (PL). O pedido de vistas foi apresentado pelo vereador Márcio do São Félix (PSDB), acompanhado pelos vereadores Vanda Américo (União), Jocenilson Silva (PRD), Ubirajara Sompré (MDB) e Ilker Moraes (MDB). Apesar de coletivo, o prazo para análise será único, conforme esclarecido por Ilker Moraes.

Durante a sessão, a relatora da comissão, vereadora Maiana Stringari (PDT), fez a leitura do relatório que recomendava o arquivamento das denúncias, sem reconhecer infrações político-administrativas atribuídas ao prefeito. O vereador Márcio do São Félix, entretanto, declarou que não se convenceu da justificativa para arquivar a denúncia relacionada à quebra de decoro parlamentar, o que motivou o pedido de vistas e adiou a decisão final.
Pelo menos 14 vereadores manifestaram intenção de votar favoravelmente ao arquivamento das denúncias. Esse cenário teria motivado o pedido de vistas pelos parlamentares que se apresentam como independentes.
Ainda não foi definida a data para a retomada da análise e votação do relatório, que aguardará o término do prazo de 10 dias previsto para o pedido de vistas.