Conselho Municipal de Saúde solicita intervenção na Secretaria de Saúde de Marabá, após série de denúncias de negligência

Durante a reunião do CMS, foram apresentadas imagens da paciente com as vísceras expostas, uma visão chocante que causou indignação aos presentes. A mãe de Tereza, Rejane Nunes de Castro, também participou da reunião e relatou que a filha estava em uma situação deplorável no Materno Infantil após dar à luz.

24 jan

Durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (23), na sede do órgão no Núcleo Nova Marabá, membros do Conselho Municipal de Saúde de Marabá (CMS) solicitaram uma intervenção na Secretaria Municipal de Saúde, com o afastamento imediato da titular da pasta, Mônica Borchat. Isso ocorreu após uma série de denúncias feitas ao órgão, envolvendo situações de descaso com pacientes e servidores da saúde marabaense, como o caso da jovem Tereza Bianca Nunes de Castro, de 23 anos, que deu à luz no Hospital Materno Infantil (HMI) de Marabá.

A partir desse momento, iniciou-se um verdadeiro pesadelo para ela e seus familiares. Seu filho teve o braço direito fraturado durante o parto cesáreo. Contudo, isso não foi “nada” comparado ao que aconteceu com Tereza. Ela teve o intestino perfurado (não se sabe ainda como) e agora está em coma induzido, com as vísceras expostas, no Hospital Regional de Marabá.

Durante a reunião do CMS, foram apresentadas imagens da paciente com as vísceras expostas, uma visão chocante que causou indignação aos presentes. A mãe de Tereza, Rejane Nunes de Castro, também participou da reunião e relatou que a filha estava em uma situação deplorável no Materno Infantil após dar à luz. “Ela foi para ter um bebê e aconteceu tudo isso. No HMI, ela me contou que foi muito maltratada; jogaram-na numa sala sem medicação”, relatou.

A situação foi exposta no Conselho Municipal de Saúde (CMS), que imediatamente solicitou o afastamento da Secretária Municipal de Saúde, Mônica Borchart Nicolau, do médico que realizou o parto e também da direção do HMI.

A Secretária é apadrinhada do vice-prefeito

O Portal apurou que a indicação do nome de Mônica para comandar a pasta da saúde em Marabá partiu do vice-prefeito e ex-pré-candidato à prefeito, Luciano Dias. Após não conseguir o apoio esperado do prefeito e ver seu nome não decolar junto à preferência do eleitorado, o vice-prefeito agora vê ameaçada também sua indicada e parceira, Mônica Borchat, diante do verdadeiro caos na saúde de Marabá.

Clique aqui para voltar