Para tristeza de Dirceu, Lula não deve vir a Marabá em respeito à aliança com MDB e Helder

15 ago

O Portal Opinião em Pauta publicou nesta quinta-feira (15), em sua coluna “Coisas da Política”, que no último domingo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, em Brasília, candidatos a prefeito do PT ou apoiados pelo partido nas grandes cidades do país para uma sessão de fotos. Do Pará, estiveram presentes Dirceu ten Caten (Marabá), Edmilson Rodrigues (Belém) e Miro Sanova (Ananindeua).

Apesar desse encontro, o presidente Lula não deve comparecer a nenhum desses municípios para apoiar seus candidatos. A decisão é motivada pela presença de candidatos de legendas aliadas nas mesmas cidades, o que cria um cenário delicado para o PT.

Em Marabá, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), apoia o deputado estadual Chamonzinho, também do MDB, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto para a prefeitura. Enquanto isso, Dirceu ten Caten amarga o terceiro e último lugar nas pesquisas, atrás do bolsonarista Toni Cunha. A situação reflete a dificuldade do PT em consolidar apoio em algumas regiões, especialmente onde aliados de peso têm seus próprios candidatos fortes. 

Essa situação é particularmente frustrante para Dirceu ten Caten, que contava com uma possível visita de Lula para alavancar sua campanha. No entanto, em respeito à aliança com o MDB e ao governador Helder, o presidente deve evitar a visita a Marabá, concentrando seus esforços em outras frentes.

Clique aqui para voltar