O Portal Curupira Marabá recebeu, nesta sexta-feira (9), uma denúncia preocupante sobre a falta de insumos básicos no Hospital Municipal de Marabá (HMM). De acordo com os relatos, pacientes estão sendo obrigados a compartilhar um único copo plástico para beber água, enquanto banheiros da unidade estariam sem papel higiênico e álcool em gel.
As denúncias foram feitas por servidores que preferiram manter o anonimato para evitar represálias. Segundo um dos relatos, a situação chegou ao ponto de um paciente ter doado o último pacote de copos descartáveis.
![](https://curupiramaraba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/photo-output-1-1024x577.jpeg)
“Boa tarde, mestre. Aqui no HMM está um descaso! Sem copos para os pacientes beberem água e sem previsão. Quem quiser tem que trazer de casa ou comprar e deixar aqui! Infelizmente, até o momento, essa situação está precária”, disse um funcionário.
Outro servidor destacou a demora na resolução do problema: “Três dias sem copo descartável. Sacanagem. Enquanto o prefeito está preocupado com os shows em abril, o materno está um descaso.”
![](https://curupiramaraba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0983-1024x658.jpeg)
A crise na unidade hospitalar ocorre em meio à falta de transição de gestão municipal, iniciada em janeiro. A falta de planejamento entre a equipe anterior da Secretaria Municipal de Saúde e a nova administração pode estar contribuindo para o agravamento da situação.
![](https://curupiramaraba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/photo-output-1024x478.png)
Além da escassez de materiais básicos, o Conselho Municipal de Saúde já contabiliza 13 óbitos neonatais no Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI) desde o início do ano, reforçando a gravidade da crise na saúde pública municipal.
Até o momento, a Prefeitura de Marabá não se pronunciou sobre as denúncias. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.