Comprovantes mostram que secretária de finanças e vereadores de Bom Jesus do Tocantins receberam dinheiro de fornecedores da prefeitura

10 jul

EXCLUSIVO – Em 28 de março de 2022, o Portal Correio de Carajás publicou, com exclusividade, que o Ministério Público do Pará, por meio do promotor de justiça Alan Pierre, instaurou um procedimento para apurar um suposto esquema de pagamento de propina ao atual vice-prefeito de Bom Jesus do Tocantins, Jeilson dos Reis Santos, por parte de empresas que atuam no município. Agora, com exclusividade, o Portal recebe uma denúncia com comprovantes que atestam que parte dos secretários do prefeito Joãozinho Rocha, e até vereadores da situação, receberam valores de fornecedores da prefeitura em suas contas bancárias.

Segundo a denúncia, a empresa investigada, Bello Monte Empreendimentos, Transporte e Serviços LTDA, manteve relações diretas com a então pregoeira da prefeitura de Bom Jesus do Tocantins, Maria do Socorro Castro Albuquerque, além de Edione de Jesus Silva, então Secretária de Finanças da cidade. Ambas solicitaram que a empresa fornecedora depositasse valores em suas contas pessoais, os quais deveriam sacar e entregar pessoalmente ao vice-prefeito da cidade, Sr. Jeilson dos Reis Santos, e aos vereadores da base aliada na Câmara Municipal. Tais fatos começaram a ocorrer em 2018.

Os comprovantes abaixo, anexados na denúncia, sob a prerrogativa do sigilo jornalístico e constitucional da fonte, provam a transferência de valores da empresa investigada para as contas bancárias pessoais da então secretária de finanças e da pregoeira da prefeitura, além de um vereador da base aliada do prefeito na Câmara Municipal, Ernandes Bento da Silva.

Segundo a denúncia, a empresa investigada também transferia valores para a conta pessoal do cônjuge da então secretária de finanças de Bom Jesus do Tocantins, Edione de Jesus Silva, que ficava encarregado de repassar o dinheiro ao Sr. Jeilson dos Reis Santos e aos vereadores. Conforme os comprovantes, só em uma única transferência, Junilton Lacerda dos Santos recebeu quase cinco mil reais em sua conta.

Recentemente, um dos únicos vereadores de oposição na Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins, Rosi Pioneiro (União Brasil), usou a tribuna para requerer a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar essas denúncias de transferência de valores entre os agentes públicos da prefeitura e empresas fornecedoras. Entretanto, a proposta foi rejeitada por 7 votos contra a abertura da investigação e apenas três favoráveis.

O Portal Curupira Marabá, que em seu primeiro ano de criação já se destaca em seu nicho de jornalismo de denúncias de má gestão do erário público, não só em Marabá, mas também em municípios vizinhos como Bom Jesus, e em toda a região e estado, segue acompanhando os desdobramentos desta denúncia enviada com exclusividade ao Portal.

Clique aqui para voltar