A ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, já está sendo inaugurada nesta terça-feira (18/11), em uma cerimônia que ocorre na margem direita do rio, no município de Xambioá (TO), região norte do Tocantins. O evento marca o fim de mais de 40 anos de espera por uma ligação direta entre o sul e sudeste do Pará e a rodovia Belém-Brasília.
A solenidade conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do governador do Pará, Helder Barbalho; do ministro dos Transportes, Renan Filho; além de outras autoridades federais e estaduais. A nova estrutura representa um avanço significativo para o desenvolvimento regional, ao garantir tráfego contínuo pela BR-153 sem a necessidade das balsas que, por décadas, eram a única forma de travessia.
A cerimônia, inicialmente prevista para as 10h, avançou para o início da tarde, com a movimentação intensa no local. Uma grande tenda foi montada na orla de Xambioá, de frente para o Araguaia, onde ocorre o ato de descerramento da fita e a liberação oficial do tráfego. A escolha de Xambioá para sediar o evento se deve ao acompanhamento da obra pela regional do DNIT no Tocantins.
Entre os presentes, também estão os ministros paraenses Jader Filho (Cidades) e Celso Sabino (Turismo), além do governador interino do Tocantins, Laurez Moreira (PSD).
A ponte possui 1.727,36 metros de extensão, com pista de 12 metros de largura, acostamento e calçadas laterais de 1,50 metro. Os acessos totalizam 2.010 metros — sendo 310 metros no lado paraense e 1.700 metros no tocantinense. A última fase da obra, referente às rampas de acesso, chegou a ficar paralisada, mas foi retomada em outubro pela empresa Caiapós, ao custo de R$ 28 milhões. Guard rails, defensas metálicas e radares foram instalados nos últimos dias. Apesar de o projeto prever iluminação, não há confirmação de que ela estará ativa neste primeiro dia.
A travessia por balsa, realizada há décadas pela empresa Pipes, do Maranhão, chega ao fim com a entrega da ponte. Funcionários já foram informados do encerramento do serviço e das demissões. Em São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense, comerciantes veem o momento com otimismo, projetando aumento no movimento e no turismo com o crescimento do fluxo de veículos pela BR-153.