Denúncia expõe suspeita de nepotismo e favorecimento na Secretaria de Saúde de Marabá

26 ago

O Portal Curupira Marabá recebeu uma denúncia anônima via e-mail relatando possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo a contratação e a prorrogação de contratos temporários emergenciais, mesmo havendo processo seletivo vigente com candidatos aprovados aguardando convocação.

Segundo o relato, em julho de 2025 a Secretaria contratou servidores por três meses, sob justificativa de urgência diante da ausência de processo seletivo válido. Entretanto, atualmente já existe um certame em vigor, com lista de classificados, o que tornaria desnecessária a manutenção de vínculos emergenciais. Apesar disso, os contratos foram prorrogados por mais três meses.

A denúncia aponta ainda que um dos contratados, Nilton Oliveira Amorim Junior, teria sido indicado pela coordenadora do SAMU, Walternice dos Santos Vieira, que é esposa do atual secretário municipal de Saúde, Werbert Ribeiro Carvalho. A situação levanta suspeita de favorecimento e pode caracterizar nepotismo cruzado, prática vedada pela legislação e já reconhecida em diversas decisões de tribunais de contas e do Poder Judiciário.

Caso as informações sejam confirmadas, a Secretaria de Saúde de Marabá poderá responder por descumprimento da legalidade no provimento de cargos temporários, desrespeito à ordem de convocação de aprovados em processo seletivo e possível prática de nepotismo.

O Portal Curupira Marabá continuará acompanhando o caso e reitera que o espaço está aberto para manifestação do secretário Werbert Ribeiro Carvalho, da coordenadora do SAMU Walternice dos Santos Vieira e dos demais citados na denúncia.

Publicidade